terça-feira, 3 de agosto de 2010

Introdução

      Saudações, leitores inexistentes. Estou finalmente criando um blog, não imaginei que esse dia chegasse. E este, sem sombra de dúvidas, falará exclusivamente do futebol do Brasil e do mundo. Eu discuto muito de futebol com as pessoas, sejam amigos íntimos, sejam pessoas conhecidas na rua, sejam até pessoas que não entendem do esporte porém gostam de dar palpite para não se sentirem excluídas. Portanto, postarei sobre os assuntos diversos do esporte e esperarei comentários com o opiniões que gerem discussões e debates saudáveis, de preferência.

     Para a estreia do meu blog, vou começar falando do momento atual de um dos campeonatos mais equilibrados do mundo. O nosso, é claro. Quase um mês após o término da Copa, certas equipes não apresentam a mesma postura do primeiro semestre. O São Paulo vem caindo de produção, com algumas derrotas inexplicáveis para uma equipe que apresenta tal qualidade na questão de elenco. Talvez o esquema um tanto "retranqueiro" de Ricardo Gomes esteja prejudicando a equipe, que também não deu boa apresentação diante do Internacional na semifinal da Copa Libertadores. A contratação de Ricardo Oliveira faz do São Paulo a equipe de melhor disponibilidade no quesito "atacante" do Brasil. Veremos se isso fará a diferença no decorrer da competição nacional.

    O Fluminense ganha a cara de Muricy Ramalho e monta um dos melhores elencos do país com as vindas de Emerson, Washington, Belleti e, quem sabe, Deco. A liderança da competição pode ser temporária, mas mostra que a equipe vive um ótimo momento. Vai oscilar na primeira colocação pois clubes como o Inter e Cruzeiro estão chegando, mas dificilmente sai da parte de cima da tabela. Se não briga pelo segundo título brasileiro, briga por uma vaga na Copa Libertadores. Falando em Inter e Cruzeiro, tais clubes sempre despontam entre os melhores do país todo ano, mas nunca conseguem alcançar o título maior do país. O primeiro não leva a taça desde 1979 (naquele campeonato maluco de 94 clubes, onde o colorado foi o primeiro e único campeão invicto) e o segundo tem o único troféu, o de 2003, o primeiro disputado no sistema de pontos corridos.

     O Internacional tem hoje o melhor meio-campo do Brasil. Temo que perca alguns desses jogadores após a Libertadores, como ocorreu em 2006. Sandro foi pré-convocado para a Copa da África do Sul e tem grandes chances de atuar em 2014. Guiñazú é um dos melhores volantes em atividade no Brasil, mesmo não tendo a mínima chance na seleção argentina. Seu compatriota D' Alessandro tem jogado muito bola e Tinga tem mostrado a eficiência de sempre. Andrezinho e Giuliano são duas peças importantes no banco. Este último provavelmente será um destaque do Colorado no segundo semestre junto a Taison, caso não sejam levados pela temida e indesejada janela de transferências, um buraco negro para os torcedores, o portão da felicidade para os empresários e grupos de investimentos.

      O Cruzeiro se destaca pela juventude de sua equipe: a zaga formada por Leonardo Silva e Gil, os laterais Jonathan e Diego Renan, o meio formado por Fabrício e Henrique e um ataque que tem Wellington Paulista e Thiago Ribeiro. Gilberto e Roger dão o toque de experiência à equipe, e ainda tem Cláudio Caçapa para a zaga e o jovem Robert, que pode vir a se destacar mais futuramente, talvez não no Cruzeiro devido a concorrência. O goleiro Fábio, um dos melhores do Brasil sempre, completa esta grande equipe que sempre está entre as melhores do país.

    Para fechar: Santos e Flamengo vêm caindo de produção. O primeiro ainda tem a Copa do Brasil para amenizar, mas perderá jogadores, assim como o rubro-negro já sente o efeito da perda dos seus. O único jogador contratado viável da equipe carioca foi Renato Abreu, pois Leandro Amaral é uma aposta quase tão arriscada quanto Val Baiano. Silas balança cada vez mais no Grêmio, acredito que não permaneça por mais tempo, acho que o Zico está só esperando a demissão dele para mandar Rogério Lourenço embora. Avaí está mostrando que não é time de chegada, e o Ceará parece não suportar a pressão de ficar na parte de cima da tabela. E acredito que o Corinthians não fique lá por muito tempo também.

   Na próxima postagem, comentários sobre a "final" da Libertadores entre São Paulo e Internacional, a Copa do Brasil entre Santos e Vitória-BA e a 13° Rodada do Campeonato Brasileiro. Um grande abraço a todos, espero que este blog não dure pouco tempo!

2 comentários:

  1. Deveras interessante esse seu post inicial, realmente pertinente nesse momento que representa tantas alegrias para certos torcedores e tensão e tristeza para outros tantos. Começou bem, muito bem, por sinal, espero que venha com mais!

    ResponderExcluir
  2. Como em boa parte das vezes, vc tem uma ótima visão futebolistica com fatos interessantes e bem comentados. Eu também espero que seu blog não dure pouco, gosto do que vc escreve.

    ResponderExcluir