segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Internacional é Brasil no Mundial, Santos rumo à quádrupla Coroa e começa a maior Copa Sul-Americana da história

       Saudações, leitores ainda inexistentes. Minhas postagens normalmente serão grandes, logo as divido em assuntos, e para quem não possuir paciência para ler tudo, pode ler o assunto de sua preferência - basta ver o que está destacado em negrito. Esta semana, terminou a Copa do Brasil, decidiu-se quem vai disputar o título da Copa Libertadores e começou a Copa Sul-Americana, esta um tanto especial esse ano. Também destaques para competições internacionais. E o primeiro amistoso da seleção brasileira pós-Copa do Mundo.

Santos campeão da Copa do Brasil 2010

     O Peixe da Vila ganha um título inédito, se juntando aos seus rivais Palmeiras (1998) e Corinthians (1995, 2002 e 2009). Santo André e Paulista de Jundiaí também já levantaram o troféu em 2004 e 2005, respectivamente. Santos é o primeiro clube brasileiro garantido na Copa Libertadores da América 2011, e sonhará com o tricampeonato. A última  vez que chegou perto foi em 2003, quando contava com Fábio Costa, Alex, Elano, Diego e Robinho na equipe e perdeu para o Boca Juniors de Abbondazieri, Ibarra, Palacios e Tévez.
      A equipe de Dorival Júnior, que conta com a irreverência dos "Meninos da Vila", mereceu o título porque a equipe é unida, organizada, apesar da afobação de jogadores como Neymar e André. Outros destaques da equipe são o goleiro Rafael, o zagueiro Edu Dracena (autor do gol do Santos na final), o volante Wesley e os meias Paulo Henrique Ganso e Marquinhos (este começou no banco, mas teve grande participação com um gol de falta na partida de ida e jogou muito bem na finalíssima). É claro, não se pode esquecer de Robinho, diferente daquele garoto atrevido que passou pelo clube entre 2002 e 2005. Mais experiente e dando bronca nos mais jovens, que geraram certas polêmicas na internet como foram destacadas nos jornais dos dias que antecederam a partida. Enfim, parabéns ao Santos Futebol Clube, parabéns ao técnico Dorival Júnior. O Santos já levou tudo o que disputou até agora esse ano, e ainda tem a Copa Sul-Americana e o Campeonato Brasileiro. Mesmo sem Robinho e André, a equipe tem qualidade o bastante para disputar estes dois campeonatos dificílimos.

     Quanto ao Vitória de Salvador, pela segunda vez consecutiva o rubro-negro baiano ficou muito perto de sua primeira conquista de âmbito nacional. A primeira foi em 1993, quando foi derrotado pelo Palmeiras de Antônio Carlos, Roberto Carlos, Zinho, Edílson e Edmundo comandandos por Vanderlei Luxemburgo na final do Campeonato Brasileiro. Era o terceiro título do alviverde, e o Leão Baiano revelava um jovem goleiro chamado Dida, que depois faria sucesso no Corinthians. A equipe baiana também contava com jogadores como o volante Paulo Isidoro e o atacante Alex Alves, que atuariam por outros clubes do Brasil. Mas o Vitória de 2010 é simplesmente um conjunto de garotos do Barradão que proporcionaram boas apresentações ao longo da Copa do Brasil, principalmente nas partidas contra o Vasco nas quartas-de-final e contra o Atlético-GO nas semi.
      O goleiro Viáfara, o zagueiro Wallace (que fez um belíssimo gol no jogo final, matando no peito e chutando sem chances para Rafael), o experiente meia Ramon ( já campeão da Copa do Brasil, em 1993, pelo Cruzeiro) e o trio de ataque formado por Schwenck - jogador muito rodado pelo Brasil, com passagens por Botafogo, Figueirense e Juventude -, Elkeson e Júnior foram os destaques da equipe. Lamento a frustração dos torcedores rubro-negros, que mesmo vendo o maior rival na segunda divisão desde 2003, têm de aturar o fato de que este tem duas conquistas nacionais: a Taça Brasil de 1959 e o Campeonato Brasileiro de 1988. Mas que o Vitória continue no cenário nacional, de preferência revelando bons jogadores como está fazendo esse ano, e que um dia leve o título nacional que tanto almeja para configurar de uma vez na elite do futebol nacional.


VITÓRIA 2 x 1 SANTOS
Data: 04/08/2010
Local: Estádio do Barradão, em Salvador (BA)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (RS)
Gols: Edu Dracena aos 44 minutos do 1° tempo; Wallace aos 11 minutos e Júnior aos 32 minutos do 2° tempo.

Vitória: Viárafa, Nino (Gabriel), Wallace, Anderson Martins e Egídio;
Neto Coruja, Bida (Adaílton), Ramon (Renato) e Elkeson; Schwenck
e Júnior.

T: Ricardo Silva

Santos: Rafael, Pará, Durval, Edu Dracena e Alex Sandro;
Arouca, Wesley e Paulo Henrique Ganso; Neymar (Marcel),
André (Marquinhos) e Robinho (Rodriguinho).

T: Dorival Júnior

Campanha do Santos:

1° Fase

Naviraiense-MS 0 x 0 Santos
Santos 10 x 0 Naviraiense-MS

2° Fase

Remo 0 x 4 Santos

Oitavas-de-final

Santos 8 x 1 Guarani
Guarani 3 x 2 Santos

Quartas-de-final

Atlético-MG 3 x 2 Santos
Santos 3 x 1 Atlético-MG

Semifinais

Grêmio 4 x 3 Santos
Santos 3 x 1 Grêmio

Finais

Santos 2 x 0 Vitória-BA
Vitória-BA 2 x 1 Santos


















Internacional na final da Libertadores

       Com gols de Baéz e Magallón, o Chivas derrotou o Universidad do Chile em pleno Estádio Nacional, em Santiago, e chegou à final da Copa Libertadores. Como todos sabem, o clube mexicano não pode se classificar para o Mundial Interclubes através da Conmebol, e sim pelo torneio internacional organizado pela Concacaf - a Copa dos Campeões. Portanto, mesmo se o Chivas levantar o caneco, quem representará o Mundial pela Copa Libertadores será o vice-campeão. Isto é bem cômico: o clube brasileiro pode não ganhar a Libertadores, que mesmo assim terá chance de ser campeão mundial. E mesmo campeão mundial como vice da Libertadores, não poderá jogar a Libertadores 2011 pelo simples fato de ter sido vice. É meio contraditório, mas são essas coisas do futebol, essa maneira doida das entidades de organizar as competições, muitas vezes desrespeitando as definições geográficas. Mas num esporte em que a Austrália é uma representante asiática na Copa do Mundo, esse tipo de contradição não é surpresa.
     Mas falando da maior competição do continente, o Internacional se classificou de forma merecida à finalíssima. Um jogo contra a ótima equipe do São Paulo no Morumbi. A partida estava morna e desanimada até o primeiro gol do tricolor bem amado aos 30 minutos de jogo, com um gol do zagueiro Alex Silva numa falha grotesca do ótimo goleiro Renan. Posição traiçoeira essa do futebol, onde o jogador é mais lembrado pelas suas raras falhas do que pelas suas grandes defesas. Fico feliz pela classificação do Colorado, pois era certo de que Renan seria condenado num possível triunfo são-paulino. O Inter acalmou os nervos no segundo tempo com o gol de falta do D' Alessandro, onde a bola desviou no calcanhar de Alecsandro e enganou Ceni. Logo depois, Ricardo Oliveria faria o segundo gol num lance onde a marcação do Inter parecia desorganizada, deixando o goleador livre para chutar no canto do gol de Renan, com o colorado Nei legalizando sua posição. Mas passou o clube de melhor qualidade, o clube de melhor postura nas duas partidas, o Sport Club Internacional.
      Os vermelhos garantiram passaporte para Abu Dhabi e têm a chance de alcançar o bi da Libertadores e o bi do Mundial. E como ironicamente havia citado acima, pode alcançar o bi do Mundial sem o bi da Libertadores. Caso isso aconteça, será o segundo clube brasileiro a ter feito isso - o Corinthians possui um Mundial Interclubes em seu currículo, conquistado em 2000, mesmo não sendo campeão da Libertadores. Mas é fato de que a conquista de ambos os títulos internacionais tem um sabor mais do que especial: o Grêmio é bicampeão da Libertadores (1983 e 1995) e possui um Mundial (1983, em 1995 foi derrotado pelo holandês Ajax nos pênaltis). Portanto, além de poder igualar ao rival em Libertadores, poderá ultrapassá-lo em títulos mundiais. Isso sem falar que o Inter já tem o título inédito da Copa Sul-Americana, caneco levantado em 2009 - é o único brasileiro a tê-lo.
       A equipe que poderá levar a Copa Libertadores 2010 sobre o Chivas é bem diferente daquela que levantou a taça quatro anos antes. Em vez do jovem Renan, era o experiente Clemer, hoje aposentado e treinador de goleiros. Abel Braga utilizava o esquema com três zagueiros: Índio, Bolívar e Fabiano Eller. Os dois primeiros nunca deixaram o Inter e formam a dupla de zaga atual, enquanto o terceiro apenas voltou esse ano e amarga o banco de reservas. A alas direita e esquerda eram compostas por Ceará (hoje no PSG, da frança) e Jorge Wagner (hoje no São Paulo), e os atuais são o jovem Nei, garoto formado no Atlético Paranaense, e o já não mais tão jovem Kléber. O meio-de-campo exemplar atual é Sandro, Guiñazú, Tinga e D' Alessandro. Tinga voltou esse ano e formou o meio-campo de 2006 junto com Edinho (hoje na zaga do Palmeiras) e Alex (excelente jogador, de habilidade inconfundível e um chute potente com a canhota, que está no Spartak Moscou). No ataque, a dupla infernal Fernandão e Rafael Sóbis. Fernandão está se destacando no São Paulo e Rafael Sóbis, que também voltou esse ano, é reserva de luxo de Taison e Alecsandro.
        Um Inter mais forte, um Inter tão forte quanto, um Inter mais fraco, é preciso muito material e muita análise fria para responder a essas perguntas, mas isto não é de tanta importância, o que merece atenção é o último obstáculo chamado Chivas Guadalajara, do bom goleiro Luís Michel e do bom quarteto ofensivo formado por Bautista, Medina, Arellano e Bravo. O Chivas possui uma das maiores torcidas do mundo - há pesquisas que a colocam à frente do Flamengo, inclusive - e se não é a maior, deve ser a mais fanática da Terra. Que marquem um gol no México os colorados, pois não importa o local da partida, vai ser parada dura. Boa sorte ao Sport Club Internacional, que vença o melhor. Só escrevo de Libertadores agora depois das finais.





Copa Sul-Americana

         Tem início a maior Copa Sul-Americana da história! Isso mesmo, a maior. Disputada desde 2002 (o Brasil só passou a participar a partir de 2003), tendo substituído a Copa Mercosul, que anteriormente substituira a Copa Conmebol, a segunda maior competição internacional da América do Sul vai ferver esse ano, pois dará vaga na Libertadores 2011 para o campeão. Desde que foi criada, o campeonato era desprezado pelos brasileiros, que davam maior atenção à reta final do Campeonato Brasileiro. O Internacional é o único campeão, após derrotar o Estudiantes em 2008 na final. San Lorenzo-ARG (2002), Cienciano-PER (2003), Boca Juniors-ARG (2004 e 2005), Pachuca-MEX (2006), Arsenal-ARG (2007) e LDU-EQU (2009) foram os outros campeões.
        Atlético Mineiro, Avaí, Goiás, Grêmio, Grêmio Prudente, Palmeiras, Santos e Vitória-BA são os representantes nacionais de 2010. As primeiras partidas já ocorreram: Grêmio Prudente e Galo empataram sem gols em Presidente Prudente quarta-feira (04/08) à noite, enquanto Goiás e Grêmio ficaram no 1 a 1 no Serra Dourada quinta-feira (05/08). Atlético e Prudente voltam a se enfrentar dia 11 de Agosto às 21h50 em Sete Lagoas, enquanto Grêmio receberá o Goiás no Olímpico no dia seguinte às 19h30. Quem passar entre Grêmio e Prudente e Atlético pode jogar contra Caracas-VEN, Deportivo Lara-VEN ou Indepediente Santa Fé-COL. Quem passar entre Grêmio e Goiás enfrenta Peñarol-URU, Universidad César Vallejo-PER ou Barcelona-EQU.
         Vitória-BA e Palmeiras estream dia 11/08 às 21h50 no Barradão, e o vencedor do confronto enfrenta Cerro Porteño-PAR, Universitário Sucre ou Colo Colo-CHI. Santos e Avaí jogam na Vila Belmiro no dia 12/08 às 21h50, e o vencedor pegará Emelec, Deportivo Quito ou Universidad San Martín. Outras partidas já ocorreram essa semana pela primeira fase do campeonato: terça-feira, o Defensor Sporting derrotou o paraguaio Olimpia por 2 a 0 com dois gols de Rodrigo Mora. Na quarta, o Deportivo Quito derrotou o Universidad San Martín por 3 a 2 no Equador, com gols de Mina, Fernández e Checa para os donos da casa, com Vitti e Alemanno descontando para os peruanos. O Atlético Huila, da Colômbia, goleou os vizinhos Trujillanos por 4 a 1 com gols de Carbonero, Galviz, Martinéz (Pênalti) e Velásquez; García descontou para os venezuelanos.



Campeonato Brasileiro

       A 13° Rodada do Campeonato Brasileiro teve como destaques os seguintes clubes: Botafogo, Guarani, Fluminense e Corinthians. Na noite de sábado, o alvinegro goleou o Atlético Mineiro, "freguês de carteirinha", com gols do estreante Maicosuel, de Somália e de Herrera. Joel Santana finalmente sacou Fahel e Lucio Flavio do meio-campo para pôr os dois primeiros autores dos gols, melhorando o meio-campo botafoguense, ineficiente nas últimas partidas. O Botafogo agora está na 8° posição e vai à Goiânia jogar contra o lanterna Atlético-GO na próxima rodada. O Atlético de Luxa, ainda na zona da degola, não teve Jairo Campos e Daniel Carvalho, que ficaram em Belo Horizonte para tratarem de lesões.
      O Bugre goleou o ascendente Avaí por 4 a 1 e deu sinais de recuperação para uma equipe desde o início do ano cotada para cair para a 2° divisão - principalmente após a saída do atacante Roger para o Kashiwa Reysol do Japão. A equipe de Campinas se encontra na nona posição, e teve como destaques o meio-campo Mário Lúcio e a dupla de ataque Mazola e Ricardo Xavier. O Guarani enfrenta o Atlético Mineiro em Sete Lagoas na próxima rodada.
       A corrida de 2010 rumo ao título brasileiro agora está isolada por Fluminense e Corinthians. O primeiro venceu do Grêmio com merecimento no Olímpico, com destaque para um golaço do Emerson. O primeiro gol foi do lateral direito Mariano - o melhor da posição até agora, Mano Menezes deve ficar de olho - e o gol gremista foi de André Lima, que estava no Fluminense no início do ano. Silas foi demitido e o campeão gaúcho se encontra na zona de rebaixamento. O Flu tem 29 pontos e joga no Maracanã contra o Internacional na próxima rodada. O Corinthians, que venceu por 1 a 0 um Flamengo de ataque ineficiente, de comando precário, há algumas partidas sem vencer e vestido de azul e ouro, está logo atrás com 28 pontos, sete à frente do terceiro colocado, o Ceará, que empatou sem gols em casa com o lanterna Atlético-GO. Vale lembrar que Santos e Internacional não jogaram essa rodada, a partida foi adiada por pedido da diretoria colorada. De qualquer forma, o Inter poderia apenas chegar aos 23 pontos, ficando ainda cinco pontos atrás do Timão. Jucilei jogou muito bem, e o autor do gol da vitória por 1 a 0, Elias, também deve ter o aval de Mano Menezes. Na próxima rodada, o Timão joga com o Avaí na Ressacada.
        Goiás e Palmeiras empataram em 1 a 1 - Ewerthon abriu o marcador para o Verdão e Marcos Assunção empatou com um gol contra -, Cruzeiro e Grêmio Prudente ficaram no 0 a 0 no Ipatingão, Atlético-PR e São Paulo ficaram no 1 a 1 na Arena da Baixada: Cléber Santana fez 1 a 0 para o tricolor, mas o ex-santista Maikon Leite empatou no final. O Vasco derrotou o Vitória-BA, vice-campeão da Copa do Brasil, por 1 a 0, com Zé Roberto, que fez o primeiro com a camisa cruzmaltina. Zé Roberto atuou pelo Vitória entre 2002 e 2003. Curiosidades da próxima rodada: Grêmio e Goiás jogarão no Olímpico, dia 15 de Agosto às 18h30, depois de decidirem uma vaga na segunda fase da Copa Sul-Americana na quinta-feira (12/08) também no Olímpico. E no mesmo horário de domingo, Vitória-BA e Santos se enfrentam no Barradão, mesmo lugar onde o Peixe levou o título da Copa do Brasil em cima do Leão de Salvador.

* Falaram muito da terceira camisa do Flamengo, utilizada na partida contra o Corinthians neste domingo (08/08). Para quem não sabe, a terceira camisa do Flamengo é uma "homenagem" ao uniforme utilizado pelos remadores do clube do fim século XIX. Os uniformes eram das corers azul e ouro, importados da Inglaterra, porém o forte sol carioca e o mar desbotavam facilmente as camisas. Nestor de Barros, secretário do clube à época - e que fundou o clube junto a Domingos Marques de Azevedo (presidente), Francisco Lucci Colás (vice-presidente) e Felisberto Cardoso Laport (tesoureiro), entre outros - teve a ideia de mudar as cores do clube para vermelho e preto, no dia 23 de Dezembro de 1896 (o Clube de Regatas Flamengo foi fundado em 17 de Novembro de 1895).
    Eu sou particulamente contra a produção e uso destas camisas em jogos oficiais. Se era usada pelos remadores, que as camisas fiquem com os remadores, que ainda praticam o esporte na Lagoa Rodrigo de Freitas até hoje. Todos sabem que essas camisas não são feitas por tradição, e sim para vender aos torcedores e ganhar dinheiro. O futebol moderno vive muito disso hoje em dia: marketing, e nada mais. Aliás, o jogo entre e Corinthians e Flamengo foi uma propaganda só. Não só pela divulgação desta nova camisa do rubro-negro carioca, mas também pela camisa do Timão. Eu contei uns cinco patrocinadores: PanAmericano, Avanço, Assim, Bozzano e Neo Química Genéricos. Sem falar que o Flamengo tem BMG na manga, além também de ter Bozzano e a Batavo. Saudades das camisas antigas do futebol, que tinham unicamente as cores da camisa e a quase imperceptível marca do material esportivo.




News Futebolísticas:
 
* O meio-campo brasileiro naturalizado português Deco se apresenta oficialmente ao Fluminense Football Club num hotel da Zona Sul do Rio de Janeiro. O jogador estava no Chelsea da Inglaterra. Com a vinda dele, do Muricy Ramalho, do Belleti, do Emerson e do Washington, além da permanência de Fred, dificilmente Roberto Horcades perderá a eleição deste ano. Deco pode jogar no lado direito do meio-campo tricolor, com Conca atuando pela esquerda. A maior dor de cabeça será a dupla de ataque: Washington, Fred e Emerson.

* O goleiro Felipe, após não conseguir acertar sua ida ao Genoa (ITA) e ser afastado pela diretoria do Corinthians pelo modo que tratou das negociações, vai jogar no Sporting Braga (Portugal), vice-campeão português da última temporada e que jogará a Liga dos Campeões da Europa. Como houve rescisão de contrato, o Timão não ganhará nada por ele - os portugueses pagarão 40% de seus salários, ficando o restante para um fundo de investidores. O Felipe não poderia se transferir para outro clube do Brasil porque já havia jogado sete partidas pelo Corinthians. Felipe é mais uma prova para os torcedores iludidos de que, no futebol moderno, clube serve de vitrine visando o mercado externo - acabou o amor à camisa, é tudo bagatela.

*Outro que vai jogar no mesmo clube é o atacante Élton, artilheiro da Série B do ano passado jogando pelo Vasco e que não estava sendo bem aproveitado pelo técnico vascaíno Paulo César Gusmão. Os valores das negociações não foram divulgados; o Vasco da Gama possuía apenas 10% de seus direitos federativos.  Élton teve seu nome destacado nos jornais nas últimas semanas devido a acusações de uma cantora chamada Fernanda Nascimento de que ela teria sofrido acusações dele. Se ela queria aparecer se aproveitando do caso Bruno, fosse utilizar um jogador com maior aparência no cenário nacional. Élton não tem nem vaga no banco cruzmaltino. Vejamos se ele encontra um futebol melhor no Velho Continente.

* Após a derrota do Grêmio para o Fluminense por 2 a 1 num Olímpico vazio, Silas foi demitido, deixando o clube gaúcho na 18° posição no Campeonato Brasileiro. Silas assumiu o Grêmio no início do ano após uma grande temporada de 2009 no Avaí. Apesar de ter levado o Gaúchão sobre o rival e ter chegado à semifinal da Copa do Brasil, a campanha no Brasileiro não agradava - em 13 partidas, foram apenas 3 vitórias. Especula-se sua ida aoSão Paulo, onde Ricardo Gomes foi demitido após a eliminação da Libertadores. A diretoria do Tricolor não considera Silas a melhor opção devido a sua religião - evangélico, disseram que ele privilegia jogadores da mesma religião.

* A Associação Uruguaia de Futebol vai homenagear o atacante Diego Forlán dando seu nome ao troféu que será dando ao artilheiro da competição nacional a partir da próxima temporada. É uma maneira que a entidade encontrou de homenagear o jogador do Atlético de Madrid após sua bela performance na Copa do Mundo. Forlán realmente merece uma regalia destas após ajudar a sua seleção a voltar ao cenário mundial, depois de tantas Copas como um mero país coadjuvante

Seleção brasileira, amistoso contra os EUA, o primeiro pós-Copa:


* Terça-feira, 10 de Agosto, inicia-se a nova era da Seleção Brasileira. O Brasil do técnico Mano Menezes, após a conturbada e polêmica Era Dunga. O adversário é a seleção dos Estados Unidos, que mostrou na Copa das Confederações e na Copa do Mundo que evoluiu bastante no futebol. A partida será realizada no estádio New Meadowlands, em Nova Jersey, às 21h de Brasília.
   Nos primeiros treinos da equipe, Mano demonstrou ter preferência por Victor no gol - realmente hoje o melhor goleiro em atividade no Brasil, sem desmerecer as justas convocações de Jéferson e Renan - Daniel Alves na direita, André Santos na esquerda, Thiago Silva e David Luiz na zaga, um meio-campo com Lucas, Ramires e Ganso e um ataque que seja composto por Robinho. Acredito que o jogador mais provável para completar o meio-campo seja o são-paulino Hernanes, que foi vendido para o italiano Lazio recentemente.
   No ataque, seria preferível dar uma chance a Neymar, em função de seu entrosamento com o Robinho, ou deixar o meio-campo com dois volantes e um armador e pôr um trio ofensivo com os Meninos da Vila. Jucilei, que teve bela atuação contra o Flamengo na rodada pelo Brasileiro, poderá ter uma chance no decorrer da partida. Que o Brasil possa vencer o jogo e que essa geração possa se promover cada vez mais. Mano Menezes é um técnico democrático, dará chances ainda para muitos jovens talentos nestes anos que antecederão 2014.

Futebol Internacional:




* Manchester United campeão da Supercopa da Inglaterra: vitória sobre o Chelsea, último campeão inglês, por 3 a 1 no estádio Wembley. O equatoriano Valencia abriu o marcador, o mexicano Javier Hernández - destaque da seleção mexicana na Copa - fez um gol cômico e Berbatov, de cobertura, fechou o placar para os Red Devils, enquanto Kalou descontou para os Blues.

* O Bayern de Munique levou a Supercopa da Alemanha com uma vitória por 2 a 0 sobre o Schalke, do ex-merengue Raúl. Os gols foram de Müller - destaque da Copa que renovou seu contrato com o clube alemão até 2015 - e Klose. O Jogo foi no Impuls Arena, em Augsburgo.

* O Porto vence o Benfica por 2 a 0 e é campeão da Taça de Portugal, disputada no estádio municipal de Aveiro. Rolando e Falcão fizeram os gols do título.

* E começa o Campeonato Francês. O atual campeão, Bordeaux, perdeu para o Montpelier na estreia por a 1 a 0, gol de Bocally, ex-jogador do Olimpique de Marselha, que perdeu em casa para o Caen por 2 a 1 no sábado (07/08). Neste mesmo dia, Lyon e Monaco empataram em 1 a 1 e o PSG derrotou Saint-Etienne por 3 a 1.

* A última fase da eliminatória da Liga Europa será disputada nos dias 19 e 26 de Agosto. Os principais confrontos serão: PSG (França) x Maccabi Tel-Aviv (Israel); Bayer Leverkusen (Alemanha) x Tavriya (Ucrânia); CSKA (Rússia) x Anorthosis (Chipre); Genk (Bélgica) x Porto (Portugal); Galatasaray (Turquia) x Karpaty (Ucrânia); Sporting (Portugal) x Brondby (Dinamarca); Liverpool (Inglaterra) x Trabzonspor (Turquia); Celtic (Escócia) x Utretch (Holanda); Sturm Graz (Áustria) x Juventus (Itália); PAOK (Grécia) x Fenerbahçe (Turquia); Vilarreal (Espanha) x Dnepr (Belarus); Timisoara (Romênia) x Manchester City (Inglaterra).

* A UEFA realizou o sorteio da fase eliminatória da Liga dos Campeões. As partidas de ida serão realizadas nos dias 17 e 18 de Agosto, enquanto os jogos de volta serão no dia 24 e 25 de Agosto. Os jogos serão: Young Boys (Suíça) x Tottenham (Inglaterra), Sporting Braga (Portugal) x Sevilla (Espanha), Werder Bremen (Alemanha) x Sampdoria (Itália), Zenit (Rússia) x Auxerre (França), Dínamo de Kiev (Ucrânia) x Ajax (Holanda, Red Bulls Salzburg (Áustria) x Hapoel Tel-Aviv (Israel), Rosenborg (Noruega) x Copenhague (Dinamarca), Basel (Suíça) x Sheriff (Romênia), Sparta Praga (República Tcheca) x Zilina (Eslováquia), Partizan (Sérvia) x Anderletch (Bélgica).

 

Um comentário: