quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Dorival Júnior é demitido do Santos: absurda interferência da diretoria nos assuntos da equipe

Dorival Júnior não é mais técnico do Santos Futebol Clube. A decisão foi tomada pela diretoria após se reunir com o comandante na noite da terça-feira (21/09). Dorival levou o Santos ao título do Campeonato Paulista e do inédito da Copa do Brasil, além de ter deixado o clube na sexta posição do Campeonato Brasileiro, com 35 pontos - 8 atrás do líder Corinthians - e com uma partida a menos.

E a razão da demissão dada pela diretoria não poderia ter sido das mais estapafúrdias. O técnico não queria escalar o atacante Neymar para a partida desta quarta-feira (22/09) contra o Corinthians na Vila Belmiro. Nas últimas rodadas, o jogador teve problemas de disciplina nas partidas e chegou a ofender o próprio Dorival por não ter batido o pênalti no jogo contra o Atlético Goianiense, há uma semana.

A diretoria queria o jogador na equipe titular, e o técnico não foi de acordo com a decisão, declarando que seria melhor para o jogador o afastamento. Agora, quem manda na escalação da equipe nas rodadas? Dorival ou os dirigentes santistas? O que o Neymar tem de tão diferente em relação aos outros jogadores do Santos?

Sim, Neymar é uma das grandes revelações santistas da atual geração, junto a Wesley, Paulo Henrique Ganso e André. Houve um tremendo esforço do Santos para mantê-lo no Brasil e evitar a sua ida quase iminente ao Chelsea, havendo uma ação impressionante do departamento de marketing, ajuda de grupos de investimento para viabilizar o aumento de seu salário sem falar de regalias adicionais que foram dadas unicamente a ele. Foi um grande combate contra as ideias de seu pai e de seu empresário, Wágner Ribeiro, que desejavam ver o garoto na Europa.

Mas ele não foi, e agora integra o elenco do Santos. E quem decide a escalação de um time é exclusivamente o técnico. E não existia nenhuma má vontade de Dorival em relação a Neymar. As câmeras não mentem e o jogador realmente cometeu graves atos de indisciplina nas últimas partidas. Pressão por ser tão novo e ganhar muito destaque? Que seja. Aprende-se a lidar com isso. Punição é necessário de vez em quando. Dorival não fez nada de mais em afastá-lo do jogo contra o Guarani e querer afastá-lo no clássico também. Até que ele achasse que o Neymar fazia muita falta à equipe (e evidentemente faz) e resolvesse escalá-lo, a diretoria não poderia interferir. 

E, no entanto, interferiu. Infelizmente. Ridículo. Se Dorival resolvesse barrar o Maranhão, ou o Marquinhos, ou o Arouca, não haveria reações dos dirigentes santistas. É uma pena, boa sorte a Dorival, que com certeza conseguirá vaga facilmente em breve em outro clube grande do Brasil.

O Santos terá o comando interino de Narciso no clássico das 22h contra o líder do Campeonato Brasileiro. A equipe deve tentar a contratação de Abel Braga, campeão carioca por Flamengo e Fluminense (2004 e 2005, respectivamente), da Libertadores e do Mundial pelo Internacional de Porto Alegre (ambos em 2006). Atualmente, ele é técnico do Al-Jazira, dos Emirados Árabes. Tem contrato em vigor até o mês de maio e sua multa rescisória é de 2 milhões de dólares.

Já o Sport Club Corinthians Paulista não terá novamente os atacantes Ronaldo e Dentinho à disposição de Adílson Baptista. Ronaldo continua o tratamento fisioterápico no CT Joaquim Grava para se recuperar de um edema na panturrilha direita. Dentinho sente dores na coxa esquerda. Jorge Henrique e Iarley continuarão formando o ataque. Quem poderá voltar é o volante Ralf, que estava lesionado.


SANTOS x CORINTHIANS

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP).
Horário: 21h50.
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (RJ).

Santos: 6°, 35 pontos. Desfalques: Pará (Lateral-direito, lesão no joelho), Rodriguinho (Volante, recuperação de edema na coxa) e Keirrison (Atacante, estiramento na coxa esquerda). Substitutos: Maranhão, Danilo e Marcel. Equipe: Rafael; Maranhão, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Danilo, Alex Sandro e Marquinhos; Neymar e Marcel. Técnico: Narciso.

Corinthians: 1°, 44 pontos. Desfalques: Chicão (Zagueiro, lesionado), Dentinho (Atacante, lesionado) e Ronaldo (Atacante, lesionado). Substitutos: Paulo André, Jorge Henrique e Iarley. Equipe: Julio César; Alessandro, Paulo André, William e Roberto Carlos; Ralf (Boquita), Jucilei, Elias e Bruno César; Jorge Henrique e Iarley. Técnico: Adílson Baptista. 

Copa Sul-Americana:


Na noite de terça-feira (21/09), duas equipes se classificaram para as oitavas-de-final da Copa Sul-Americana: o Universitário Sucre, da Bolívia, e o Deportes Tolimas, da Colômbia.


O primeiro avançou após um empate de 2 a 2 com o Cerro Porteño, jogando em Assunção (Paraguai). A primeira partida, em Trujillo, o Sucre havia vencido por 1 a 0, com um gol de Roberto Galindo, o mesmo que abriu o marcador no jogo de volta e assumiu a artilharia da competição com 6 gols. O Cerro empatou com Julio dos Santos, Cirillo ampliou para os bolivianos e Nunez, de pênalti, empatou novamente para a equipe paraguaia. O adversário do Universitário Sucre será o Palmeiras.


Em Ibagué, capital do departamento colombiano de Tolima, o Deportes derrotou o boliviano Oriente Petrolero por 2 a 0, com gols de Medina (numa falha da zaga e do goleiro do Petrolero) e de Jorge Perlaza. Na primeira partida, em Santa Cruz de La Sierra, o Oriente havia vencido por 1 a 0. O Deportes Tolima pegará o Banfield na próxima fase.


Mais três jogos hoje à noite: Sport Huancayo (Peru) e Defensor Sporting (Uruguai) jogam em Huancayo - o Defensor está praticamente classificado, pois venceu o primeiro jogo por 9 a 0. A partida será às 17h45 e o vencedor irá pegar o Indepediente, da Argentina.


Em Oruro, na Bolívia, o San José recebe o Atlético Huila, da Colômbia, às 21h15. No primeiro jogo, em Neiva, empate de 1 a 1. Quem se classificar jogará com o vencedor do confronto entre Estudiantes e Newell's Old Boys. Os dois também jogam às 21h15, em La Plata. No primeiro jogo, vitória por 1 a 0 dos Newell's Old Boys, jogando no estádio Marcelo Bielsa, em Rosário.


Confrontos da próxima fase já definidos: Universitário Sucre x Palmeiras; Deportes Tolimas x Banfield; Peñarol x Goiás.


Brasil: O Atlético Mineiro irá enfrentar Indepediente Santa Fé (Colômbia) ou Caracas (Venezuela). O Avaí jogará com Emelec (Equador) ou Universidad San Martín (Peru).

Nenhum comentário:

Postar um comentário